SINTAXE À VONTADE

SINTAXE À VONTADE
"BORBOLETA PARECE FLOR QUE O VENTO TIROU PARA DANÇAR". (Fernando Anitelli)

OU ISTO OU AQUILO

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
(Cecília Meireles)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Conversa de MSN...


Ontem a noite sem nenhuma pretenção de encontrar o meu marido no MSN(pois já se passava da meia noite), ele apareceu! Fiquei muito feliz, afinal não o vejo tem uns 10 dias, devido a viagem de trabalho.
Contei a ele sobre o nascimento do meu Blog e ele entrou para conferir...Em poucos instantes ele me indagou se eu não escreveria sobre o amor da minha vida no Blog...eu expliquei a ele que não se começa um Blog com esse tipo de assunto, que primeiro você tenta demonstrar um pouco da sua essência! E ele de pronto perguntou: "Então quer dizer que agora eu sou tipo de assunto?" Claro que tudo isso de uma forma muito descontraída, pois ele é muito brincalhão e afetuoso. Depois muitos outros assuntos estiveram em pauta...No fim de 3 horas de conversa, disse a ele que escreveria sobre nós, pois a saudade seria minha inspiração. Iria me estender demais se fosse contar toda a nossa trajetória de vida. Mas posso dizer que o conheci menino(15anos)e, hoje tenho um grande homem ao meu lado. São 11 anos desde que começamos a namorar e 2 anos e 8 meses de casados! Ele me deu um filho maravilhoso, que é a cara dele. Assim quando ele está longe, basta olhar para meu filho. E nesses 11 anos tivemos muitas dificuldades...mas foi aí que descobri o verdadeiro amor...O AMOR QUE TUDO CRÊ, TUDO ESPERA E TUDO SUPORTA...O AMOR JAMAIS ACABA!!! E o nosso amor é assim, cada dia mais forte...a cada dia mais saudade...a cada reecontro mais desejo! E assim Deus me abençoa todos os dias! É importante sabermos cuidar do nosso amor. Assim como você cuida do seu orçamento mensal, cuida de um jardim, cuida do seu carro...assim deve ser com o nosso amor,é uma manutenção diária. Por isso em homenagem ao meu marido e a todos os homens apaixonados por carro(mas as mulheres devem estar atentas também), decidi fazer um desafio! Abaixo estão os cuidados que devemos ter com o carro. Imaginem que a sua mulher(ou seu marido) seja um automóvel, estamos fazendo as revisões necessárias???

Manutenção de Veículos

- ar-condicionado


A pressão do gás refrigerante do ar-condicionado deve ser verificada a cada 20 mil quilômetros. - Ligue o equipamento uma vez por semana para manter suas peças lubrificadas.

- arrefecimento

O arrefecimento do motor é outro ponto a ser observado na manutenção do carro. Verifique toda semana, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório ligado ao radiador. Para completar o nível, use 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo. Uma vez por ano, deve-se substituir todo o líquido de refrigeração e limpar o sistema numa oficina. Com essas dicas, o motor do seu carro estará sempre funcionando bem.

- bateria

A bateria é um elemento crucial para o funcionamento do carro. Você deve verificar toda semana com o carro frio o nível de água. Para completar o nível, utilize somente água destilada. Nunca coloque qualquer outro tipo de líquido. Complete de forma que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, mas sem transbordar.

- câmbio

O nível de óleo do câmbio precisa ser verificado aos 25 mil quilômetros. A troca completa deve ser realizada a cada 50 mil quilômetros, conforme recomendação do fabricante.

- escapamento

O escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros. Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente. Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.

- freios

Os freios são itens importantíssimos para a segurança do seu veículo. Cuidando deles, você evita acidentes e garante maior vida útil para o seu carro. O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca. Recomenda-se a sua substituição anualmente. Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados. Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência.

- injeção eletrônica

A cada 40 mil quilômetros deve-se limpar os bicos da injeção eletrônica porque a sujeira presente no combustível pode entupir o sistema, aumentando o consumo e piorando o desempenho do motor.


- lubrificação

A lubrificação é um dos elementos principais na preservação do motor. O nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro. A troca completa do óleo sintético deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do produto, geralmente entre 20 mil e 25 mil quilômetros. Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído. A cada troca de óleo, limpe o filtro de ar, que deve ser substituído depois de 10 mil quilômetros. ADITIVOS - Utilizar corretamente os vários tipos de aditivos, na hora de abastecer o tanque de combustível ou trocar o óleo do motor, é o segredo para que os proprietários de veículos consigam reduzir os gastos com sua manutenção, melhorar o desempenho do motor e economizar em consumo e troca de peças. Aditivo não é supérfluo. É uma forma de manutenção preventiva. Eles agem diretamente sobre as causas do desgaste excessivo de peças e componentes dos veículos, como a formação de depósitos no sistema de lubrificação e de admissão de combustível, falhas na lubrificação (especialmente em partidas a frio) etc. Além disso, os aditivos promovem economia de combustível e diminuem a emissão de poluentes. Eles têm, como principal função, manter e restaurar as condições originais dos sistemas mecânicos, garantindo que continuem funcionando em sua melhor faixa de desempenho.

- motor

A vida útil do motor de um automóvel depende diretamente do cuidado que você tem com a sua manutenção. O filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros. Veja também as correias dentadas, do alternador, da bomba d'água, da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros. Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.

- rodas / pneus

Elementos essenciais para a sua segurança e de sua família, os pneus e rodas do seu carro devem estar sempre em boas condições de uso. A cada duas semanas ou, antes de viajar, os pneus precisam ser calibrados ainda frios. Complete com a pressão correta indicada para os pneus, que vem impressa no manual do carro e nas tabelas específicas. Verifique também o estepe. O uso da tampinha na válvula de ar de cada pneu é fundamental para evitar que o bico receba impurezas. O momento ideal para a troca dos pneus é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles, são atingidas. Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção. Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente. Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, ou seja, os traseiros trocam de lado com os dianteiros, que passam em linha reta para os traseiros, sem alternar os lados. As rodas devem ser balanceadas após o rodízio, ou sempre que você substituir pneus.

- sistema elétrico

A parte elétrica do seu veículo é muito delicada. Cuidando do sistema, você não corre o risco de parar no trânsito. Fique atento na altura dos faróis alto e baixo. Mantenha-os sempre regulados. Confira se todas as luzes acendem, pois a falta de uma delas pode diminuir a sua segurança e resultar em multa. No caso de um fusível queimado, substitua-o por outro de mesma amperagem.

- suspensão

A suspensão também merece a sua atenção. Faça uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas a cada 40 mil quilômetros. Os amortecedores devem ser substituídos nesse mesmo período. Se você pressionar o carro para baixo, ele deve subir uma vez e parar. Senão, os amortecedores estão sem função.

- velas

As velas também são importantes para o bom funcionamento do motor. Substitua as de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos depois de 30 mil quilômetros. As mais recentes de platina precisam ser trocadas apenas a cada 60 mil quilômetros. Ao fazer essa substituição, verifique também os cabos de velas. Problemas de perda de potência, geralmente são ocasionados pelas velas, que devem estar sempre reguladas.


SE PARA UM AUTOMÓVEL É NECESSÁRIO TANTOS CUIDADOS, IMAGINEM NO CASAMENTO!
DÊEM UMA ATENÇÃO ESPECIAL AOS TÓPICOS: INJEÇÃO ELETRÔNICA, LUBRIFICAÇÃO,MOTOR E VELAS...E ESTEJAM PRONTOS PARA UM EXCEPCIONAL DESEMPENHO! E FIQUEM ATENTOS AOS SINAIS QUE INDICAM A PROXIMIDADE DE OUTRA REVISÃO!

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